Psiquê / Comportamento

11/01/2015

Psiquê ou Psique (em grego: Ψυχή, Psychē
é uma personagem da mitologia grega, personificação da alma.

Queremos neste espaço falar de alguns assuntos referentes à natureza humana, 
indicar filmes e quem sabe abrir um espaço ou um grupo de discussão de algum tema.

Aguarde temos alguns psicólogos que vão enriquecer a coluna.

Com carinho,

...

*********
Santo André, 10 de agosto de 2015.

Teresa de Ávila por François Gérard ( 1770-1837)

Nada te perturbe, Nada te espante,
Tudo passa, Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem, Nada lhe falta:
Só Deus basta.

Eleva o pensamento, Ao céu sobe,
Por nada te angusties, Nada te perturbe.
A Jesus Cristo segue, Com grande entrega,
E, venha o que vier, Nada te espante.
Vês a glória do mundo? É glória vã;
Nada tem de estável, Tudo passa.

Deseje às coisas celestes, Que sempre duram;
Fiel e rico em promessas, Deus não muda.
Ama-o como merece, Bondade Imensa;
Quem a Deus tem, Mesmo que passe por momentos difíceis;
Sendo Deus o seu tesouro, Nada lhe falta.

SÓ DEUS BASTA!

Um pouco sobre ela:
Teresa de Ávila , também chamada de Santa Teresa de Jesus , batizada como Teresa de Cepeda y Sánchez Ahumada (28 de março de 1515 - 04 de outubro de 1582), foi uma proeminente mística espanhola , católica romana, freira carmelita, autora durante a Contra-Reforma , e teóloga de vida contemplativa através de oração mental .
Ela foi uma reformadora da Ordem Carmelita e é considerada uma das fundadoras dos Carmelitas Descalços , juntamente com João da Cruz .
Extraído daqui.

Com carinho,
Neide Teixeira
****************

Santo André, 16 de julho de 2015.


Dez Razões para Adultos buscarem seu diagnóstico de síndrome de Asperger.


Síndrome de Asperger (SA) é uma forma de autismo de alto funcionamento que só se tornou um diagnóstico “oficial” em 1994. Isso significa que muitos adultos com SA nunca foram diagnosticados.
O diagnóstico pode fornecer um quadro para organizar-se e a compreender e aprender sobre os desafios comportamentais e emocionais que talvez parecessem inexplicáveis até este momento. Isso pode diminuir a vergonha, levar a um maior senso de comum e iniciar o processo de aprender a viver mais adaptativamente com o cérebro de um Asperger. Pode também servir ajuda em outros aspectos da sua vida e a compreende-lo e responder de forma diferente.

1. Síndrome de Asperger pode ficar no caminho da sua carreira.
Você parece nunca conseguir um emprego que reflete suas habilidades, mesmo que todas as credenciais são ótimas no papel. Ou você está preterido em promoções regularmente, porque você simplesmente não entende a política do escritório. O problema pode ser SA.

2. Síndrome de Asperger pode ficar no caminho do começo das suas amizades
Você tem dificuldade de fazer e / ou manter amigos, e não sabe porquê. Ou seus amigos estão interessados apenas em você quando você está envolvido em uma atividade que você compartilha, mas você não constroem uma relação pessoal. O problema pode ser SA.
3. Síndrome de Asperger pode ser a razão Você ser “Obsessivo” em determinados temas
Você foi chamado de “obsessivo” ou “fanático”, mas você sente que está muito interessado em apenas um tópico incrivelmente fascinante. Você gostaria de descobrir se você está certo ou errado, e fazer uma boa decisão sobre a possibilidade de tentar expandir os seus interesses. Seria útil saber se você tem como.
4. Síndrome de Asperger pode dificultar Seu Estilo e vida Social
Festas e eventos sociais são uma ótima maneira de conhecer pessoas e elas podem ser essenciais para os negócios, namorar, e até mesmo um casamento feliz. Mas se você não sabe onde ficar, como entrar em uma conversação, o que vestir ou se você está falando muito alto, você pode precisar de ajuda e apoio para participar e se divertir. E o problema pode ser SA.
5. Síndrome de Asperger pode dificultar seu Romance
Você conheceu alguém especial. Você está interessado em fazer investir em um relacionamento. E Agora? Namorar é difícil para qualquer um, mas se você tem SA namorar pode ser completamente desconcertante. Precisa de ajuda? Pode ser necessário começar com um diagnóstico AS.
6. Síndrome de Asperger poderia ser a razão Você é ter algum tipo de fobia
Você fica facilmente “esmagada(o)” a qualquer momento quando há muito estímulos sensoriais – mesmo no shopping, ou supermercado, ou em um evento esportivo. E você gostaria muito de fazer parte e de sentir-se confortável nessas atividades comuns. O problema pode ser SA, e uma parte da solução pode ser conseguir o diagnóstico.
7. Síndrome de Asperger pode estar tornando ou lhe afetando na escola (Faculdade).
Se você tem síndrome de Asperger, você pode ser um pensador visual em um mundo verbal.Com um diagnóstico SA você pode obter a ajuda e as acomodações que você precisa para concluir os cursos, testes e entrevistas para obter o trabalho que você deseja.
8. Síndrome de Asperger pode ser um problema em uma relação importante
Alguém de quem gosta sugeriu que você pode ter Síndrome de Asperger, e eles apontam para certos comportamentos que os “deixam louco”. Eles gostariam que você obtivesse uma opinião profissional e, de preferência, alguma ajuda. Poderiam estar certo? Somente um profissional experiente pode dizer se você tem como.

9. Um diagnóstico de Síndrome de Asperger pode ser a chave para obtenção de serviços que você precisa
Se você tem síndrome de Asperger, você pode ter encontrado problemas em toda a sua vida.Você pode ser isolado, com pouco dinheiro, ou mesmo na necessidade de uma melhor habitação. Um diagnóstico de SA pode qualificá-lo para uma variedade de serviços e benefícios federal.

10. Um diagnóstico da síndrome de Asperger pode abrir novas portas para amizades e ajuda de grupos ou comunidades
Você tem se sentido “diferente” a sua vida inteira. Agora, você está esperando para encontrar uma comunidade de pessoas que recebem quem você é, como você pensa, e até mesmo como você se sente. Um diagnóstico de SA pode dar-lhe o empurrão que você precisa para entrar em contato com grupos de apoio do autismo e se conectar com essa comunidade.
Extraído daqui.

Veja alguns famosos portadores da Síndrome de Asperger:

Síndrome de Asperger e os maiores gênios da humanidade
Bill Gates

Síndrome de Asperger é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. A validade do diagnóstico de SA como condição distinta do autismo é incerta, tendo sido proposta a sua eliminação do “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais” (DSM), sendo fundida com o autismo. 
A SA é mais comum no sexo masculino. Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa, entretanto, além de suas qualidades, sempre enfrentarão certas dificuldades peculiares à sua condição. A síndrome de Asperger tem sido identificada naqueles que são considerados os maiores gênios da humanidade. De Einstein a Newton, de Van Gogh a Bill Gates, a obsessão e isolamento próprios desta síndrome fez com que estes fossem os melhores nas suas áreas. Computadores pessoais, filmes e teorias científicas podem ter sido fruto desta síndrome.
Sugestão Cultural – Livro: Olhe nos meus olhos
O comportamento de Bill Gates, dono da Microsoft e inventor do Windows, não passa despercebido nas reuniões: Balança-se mecanicamente para a frente e para trás na cadeira e faz o mesmo nos aviões. Não gosta de manter contato olhos nos olhos e tem pouca habilidade social. Estas características são citadas no livro Thinking in Pictures da médica norte-americana Temple Grandin, especialista em síndrome de Asperger, e indicam que Gates sofre da síndrome de Asperger.
Este é o nome dado a uma série de problemas que afeta algumas crianças, e também adultos, quando tentam se comunicar com os outros. Focam-se numa área, como matemática ou línguas, e tornam-se obsessivos. São normalmente inteligentes, mas apesar de dominarem a linguagem e o vocabulário, não os conseguem usar em contexto social.
Vicent Van Gogh
Um dos casos mais extremos de Asperger foi do pintor holandês Vincent Van Gogh. Nascido em 1853, só vendeu um quadro em toda a vida. Em criança gostava de ficar sozinho e tinha dificuldade em relacionar-se. Os acessos de raiva eram frequentes e parecia estar sempre noutro mundo. Só descobriu o talento para a arte aos 27 anos e suicidou-se em 1890 sem ter conseguido cumprir o que se lhe pedia enquanto homem nessa época: constituir família e subsistir sozinho.
A Teoria da Relatividade e o Princípio da Gravitação Universal podem ser considerados duas das maiores contribuições de pessoas com síndrome de Asperger. Segundo pesquisadores britânicos, os gênios Albert Einstein e Isaac Newton sofriam do transtorno. A maioria das pessoas com  síndrome de Asperger possui habilidades extraordinárias e se destacam em determinada área de estudos.
De acordo com o psicólogo Alexandre Costa e Silva, muitos se destacam nos campo científico, tecnológico ou artístico. “Alguns chegam a ser considerados gênios e superdotados“, afirma. Eles restringem seu campo de interesse e se dão bem em determinado assunto, mas tem grandes dificuldades com a interação social. Isso porque enquanto a maioria utiliza parte de sua energia para as relações sociais, as pessoas com síndrome de Asperger depositam para o conhecimento. “Entretanto, as pessoas com síndrome de Asperger não se dão bem em todas as disciplinas, podendo ser excelentes em algumas áreas e fracassarem em outras“, atenta.
Após uma pesquisa minuciosa sobre a personalidade, a biografia e as contribuições de Eisntein e Newton, cientistas da Universidade de Cambridge e da Universidade de Oxford detectaram que eles tinham Síndrome de Asperger – mesmo que em vida nunca tenham sido diagnosticados como tal.
Albert Einsten
Albert Einstein só começou a falar aos três anos de idade, mas isso não o impediu de formular a teoria da Relatividade e de se tornar um gênio. A autora Illana Katz, no seu livro In a World of His Own: A Storybook About Albert Einstein, relata que o alemão “era um solitário sem amigos que tinha receio de multidões”. Até aos sete anos repetia frases para si próprio. Quando adulto suas aulas eram confusas e absorvia-se tanto nos problemas da física que esquecia o mundo à sua volta. Mas Glen Elliott, psiquiatra da Universidade de São Francisco (EUA), nega o autismo do físico: “A impaciência com a lentidão intelectual dos outros, narcisismo e paixão por uma missão de vida pode tornar os indivíduos isolados e de difícil interação.” Até que, segundo relatos da época, Einstein tinha bom sentido de humor, algo difícil de encontrar em alguém com avançado estado da síndrome de Asperger.
Isaac Newton

No caso de Isaac Newton, ele costumava falar pouco e esquecia de comer, tamanho era seu envolvimento com o trabalho. Aos 23 anos, quando começou a desvendar a Lei da Gravidade, Newton era conhecido por ser um sujeito distante e com acessos de mau humor. Os registros apontam que desde a infância, quando ele se apaixonava por um tema, fazia com tanta intensidade que passava longos períodos de solidão para estudá-lo.
Extraído daqui.
Com carinho,
Neide Teixeira
****************

Santo André, 27 de junho de 2015.


"Tão logo você resista mentalmente a qualquer circunstância indesejável ou não buscada, 
por este próprio meio você a dotará de mais poder 
- poder que ela usará contra você, 
e você terá esgotado seus próprios recursos 
nessa exata medida."
((Emmet Fox))

****************
Santo André, 19 de junho de 2015.

Amavelmente, vais enchendo o meu caminho com as minhas flores prediletas. Silenciosa, a minha vida agradece-te diariamente por todo o bem que me fazes.                                                                                                     (Goethe)clique aqui

Goethe.jpg

A vida dar-nos-á sempre mais do que achamos que merecemos. 

O silêncio é doloroso. Mas é no silêncio que as coisas tomam forma, e existem momentos nas nossas vidas em que tudo o que devemos fazer é esperar. 
Dentro de cada um, no mais profundo do ser, está uma força que vê e escuta aquilo que não podemos ainda perceber. Tudo o que somos hoje nasceu daquele silêncio de ontem. Somos muito mais capazes do que pensamos. Há momentos em que a única maneira de aprender é emagrecer não tomar qualquer iniciativa, não fazer nada. Porque, mesmo nos momentos de total inação, essa nossa parte secreta está a trabalhar e a aprender. Quando o conhecimento, oculto na alma, se manifesta, ficamos supreendidos connosco próprios, e os nossos pensamentos de Inverno transformam-se em flores, que cantam canções nunca antes sonhadas. A vida dar-nos-á sempre mais do que achamos que merecemos. Kahlil Gibran, in "Cartas de Amor do Profeta"   

Paul David Bond 3 (arte).jpg

Texto e imagens extraídos daqui.

Com carinho,

Neide Teixeira

****************

Santo André, 13 de junho de 2015.


Mulheres sofrem violência e abuso principalmente de seus conhecidos, diz IBGE.


Mais um dado alarmante sobre a violência contra a mulher veio à tona nesta terça-feira (2): as agressões contra pessoas do sexo feminino partem, em sua maioria, de pessoas conhecidas. De acordo com o segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde 2013 do IBGE, 3,1% das mulheres brasileiras com mais de 18 anos – um total de 2,5 milhões de mulheres – já foi vítima de agressão física, verbal e emocional de autoria de conhecidos, como pai, irmão, marido, amigos ou pessoas do convívio em geral.
Já em relação aos homens, 1,8% deles sofreu o mesmo tipo de agressão de pessoas conhecidas. No geral, incluindo homens e mulheres, uma média de 2,5% da população brasileira com mais de 18 anos foi vítima de violência por parte de conhecidos. As regiões com maior incidência são Norte, com 3,2% e Sul, com 3%.
A pesquisa ainda mostra que pessoas de 18 a 29 anos, com ensino fundamental completo e ensino médio incompleto, são as que mais sofreram agressões de autoria de indivíduos de seu convívio.
A violência contra a mulher tem números alarmantes e deve ser combatida
O quadro muda de figura quando a violência parte de desconhecidos: 3,7% dos homens brasileiros maiores de 18 anos (por volta de 4,6 milhões) já foi vítima deste tipo de agressão, seja física, verbal ou emocional. As mulheres estão um ponto percentual abaixo: 2,7% sofreram violência de pessoas desconhecidas. O Norte é a região com maior número de casos, com 5%.
Para fazer a média da pesquisa, o IBGE esteve em pouco mais de 80 mil domicílios espalhados pelo país inteiro.

Violência contra a mulher acontece também em casa



O abuso contra as mulheres muitas vezes ocorre por parte dos parceiros
Nunca se discutiu tanto a questão da violência contra a mulher no país. E muito do que se tem falado é exatamente essa questão apontada pela pesquisa do IBGE: a violência dentro de casa. Mulheres que são obrigadas a fazer sexo com os maridos sem vontade (o que caracteriza estupro), os casos de universitárias estupradas pelos próprios colegas enquanto estavam inconscientes em festas da USP,abuso cometido por colegas de classe,  entre outros casos.
E esses debates levantam outra questão que costuma causar polêmica: parte da sociedade que julga que a mulher teria "culpa" em relação aos abusos conta da vítima. Até por conta disso, existe um sentimento muito grande de culpa entre mulheres vítimas. É importante ressaltar que a vítima nunca é culpada: estar bêbada, com uma roupa curta ou qualquer outra situação não dá direito a ninguém de abusar ou estuprar uma mulher.

Como denunciar

A mulher que passa por um caso de violência sexual pode procurar a polícia ou ligar para o 180, número da Central de Atendimento à Mulher, do Governo Federal. O essencial é não desistir da denúncia, já que o processo costuma ser longo. O primeiro passo é ir a uma delegacia e abrir um Boletim de Ocorrência e, depois, abrir um processo contra o homem que a agrediu. Só assim é possível que a lei aja em favor dela.
Extraído daqui.
EM SANTO ANDRÉ - Secretaria de Políticas para Mulheres
A Secretaria de Políticas para Mulheres tem como objetivo geral promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação herdadas de uma sociedade patriarcal e excludente.  Também busca garantir uma cidade mais justa, igualitária e democrática, por meio da valorização da mulher e de sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural de Santo André.

Políticas para as mulheres em Santo André 
A iniciativa da governo andreense em políticas públicas para as mulheres deu o primeiro passo com a criação da Assessoria dos Direitos da Mulher em 1989.

Em 06 de janeiro de 2014  a Prefeitura de Santo André inova quando cria a 1ª Secretaria de Políticas para as Mulheres, atende a reivindicação do Movimento de Mulheres da cidade. Com a iniciativa a Prefeitura demonstra que sua gestão deve promover a igualdade entre os sexos,  além de fomentar políticas que contribuam para novas relações sociais que superem o machismo e o racismo,  para  a construção de uma sociedade justa, sem violência, democrática e igualitária.

Secretária de Política para Mulheres 
Silmara Conchão 1
Silmara Aparecida Conchão (temos um texto dela na página Psiquê)
E-mail: saconchao@santoandre.sp.gov.br
Extraído daqui.

Com carinho,

Neide Teixeira

****************



20/05/2015 - Quarta-feira.




BEIJINHO NO OMBRO E CUIDE DO SEU CORAÇÃO... 
MULHER MARAVILHA É SÓ UMA FICÇÃO!

Em uma reunião na Faculdade de Medicina do ABC, um amigo, professor e titular da cadeira de cardiologia me chamou a atenção para uma questão pouco discutida: a problemática das doenças do coração vem causando a morte de milhares de mulheres no Brasil.
O mundo mudou e o estilo de vida das mulheres acompanhou a mudança. A luta dos movimentos sociais trouxe muitas conquistas para o sexo feminino, junto com isto, um ritmo de vida mais acelerado: as mulheres trabalham muito, o que inclui os afazeres domésticos e o mercado de trabalho e trabalham muito mais do que os homens. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT/2012), entre o conjunto das mulheres brasileiras inseridas no mercado de trabalho, estas dedicavam cerca de 22 horas semanais aos afazeres domésticos, ao passo em que entre os homens tal dedicação era de 9,5 horas semanais, ou seja, 12,5 horas a menos.
Hoje a mulher ocupa papel fundamental dentro e fora de casa. Carreira profissional, filhos (as), casa e ainda se vê diante dos ditames da ditadura da beleza. Esses são apenas alguns dos compromissos delas durante as 24 horas do dia e fora as muitas que cuidam de outras pessoas idosas ou de crianças.
Esta é uma importante explicação para as doenças do coração ter aumentado entre as mulheres. Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças do coração respondem por um terço das mortes entre mulheres no mundo, com mais de 23 mil óbitos por dia. O infarto está entre os principais problemas cardíacos que acometem as mulheres e, devido à falta de sintomas típicos no organismo feminino, pode causar até o dobro de mortes na comparação com os homens.
Vale aqui chamar atenção, segundo estudos da American Heart Association, os principais fatores de risco cardiovascular afetam majoritariamente além das mulheres, também as pessoas negras. A contribuição da diabetes e da hipertensão arterial para a doença cardiovascular foi maior nas mulheres do que nos homens e foi mais de duas vezes superiores em pessoas negras em relação às brancas.
Não levamos a sério a doença cardíaca na população feminina, seja ela branca ou negra, vendo-a como um “problema masculino e branco”. No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas em um ano, é a maior causa de morte de ambos os sexos. Um estudo de 1990 a 2009 descobriu que o risco de morte por doenças cardíacas no Brasil é maior para mulheres, com média de 23,35% para eles, e 29,5% para elas. A previsão é que, em 20 anos, o número de mortes em decorrência de doenças cardíacas entre as mulheres deve ultrapassar o de homens. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que em nosso país mais de 200 mulheres morrem por dia vítimas de infarto, chegando a matar seis vezes mais que o câncer de mama, onde temos campanhas já bem estabelecidas. Não só o estresse pelo acumulo de tarefas, mas também o tabagismo e a associação à pílula anticoncepcional, o excesso de bebida e outras drogas, as dietas desequilibradas, o histórico familiar da doença e o sedentarismo, são fatores de risco.
Muitas mulheres que passaram por esta experiência tentaram adaptar a vida corrida aos primeiros sintomas. Um estudo americano recente envolvendo descobriu que mais mulheres do que homens não experimentam a dor no peito no meio de um ataque de coração. Mulheres que sofrem de doenças cardíacas podem ter falta de ar, o que não é doloroso e, portanto, não exige atenção imediata, ou tontura e palpitações. A preocupação maior, no entanto, é que mulheres em seus 20, 30 ou 40 anos que se queixam de dores no peito não sejam levadas a sério por seus médicos (as).
Lutar com a dor pode ser parte da cultura feminina, muitas vezes não escutamos nossos corpos, esses sintomas às vezes são mais insidiosos e, portanto, de difícil identificação e diagnóstico. E a maior incidência de risco acontece com mulheres na menopausa, mas é um mito que a doença coronariana não acontece com pacientes mais jovens, a associação da pílula anticoncepcional com o cigarro representa uma das maiores causas de infarto em mulheres jovens, em idade fértil, aumentando o risco delas em até cinco vezes.
Prevenir doenças do coração envolverá levantamento de informações na cidade, Campanhas e ação em rede. Incluindo as políticas de saúde, de valorização da mulher e de conciliação entre trabalho, vida pessoal e vida familiar. Tem a ver com a disponibilidade de creches, com a melhoria do transporte, e com a questão das jornadas flexíveis, além de um compartilhamento maior dos afazeres domésticos.
Se os homens assumirem responsabilidades iguais pelos filhos (as) e pelas tarefas domésticas, as mulheres poderão se realizar como pessoas iguais. A igualdade que sonhamos não é somente a perante a lei, mas perante as nossas diferenças e à vida cotidiana. Aqui uma reflexão para a vida pessoal, bem como para nossa luta coletiva, precisamos ir além, e enquanto isso... beijinho no ombro e cuide do seu coração... Mulher Maravilha é só uma ficção!


Silmara Conchão
Feminista. Socióloga. 
Professora Universitária e Secretária de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Santo André
Contato: silmaraconchao13613@gmail.com

Com carinho,


Neide Teixeira

***********************************************



19/04/2015 - Domingo

Annie Leclerc

Foi no entanto com Descartes que a filosofia proclamou a primazia do pensamento racional e científico sobre a sensibilidade e o coração. Existe um capítulo delicioso de Annie Leclerc sobre Descartes. Ela tem muita autoridade no que fala, pois ensina filosofia. Confessa a alegria voluptuosa que experimenta quando o lê, mas o interpreta como se fosse um espetáculo de malabarismo ou mágica, sem crer numa palavra do que diz, pois Descartes recusa os sentimentos em prol da razão. E ela conclui maliciosamente: "Para que serve a filosofia? ...para desfrutar!" Encontramos termos "usufruir" e "prazer" abundantemente sob sua caneta, em seus escritos sensíveis e filosóficos. 
Bela revanche da mulher sobre três séculos de racionalismo!

Extraído do livro - A MISSÃO DA MULHER - Paul Tournier



Com carinho,

Neide Teixeira

***********************************************

19/04/2015 - Domingo


Doente e solitário(a).


Elizabeth Kübler-Ross
Esta grande mulher descobriu a solidão do paciente.
Introduziu o diálogo com os doentes terminais. Ela percebeu que a maioria dos doentes era abandonada a uma grande solidão moral quando estavam próximos da morte, porque ninguém OUSAVA abrir um diálogo de verdade com eles. Quais eram seus sentimentos nessa situação extrema? Não se sabia quase nada sobre isso, porque nunca tínhamos dado chance a eles de falarem. No entanto, eles necessitavam dessa conversa mais do que nunca.
Texto extraído do livro A MISSÃO DA MULHER - Paul Tournier

Sobre Elisabeth Kübler-Ross, (1926 - 2004) M.D. foi uma psiquiatra que nasceu na Suíça. 
Ela é a autora do livro On Death and Dying, no qual ela apresenta o conhecido Modelo de Kübler-Ross. 

Com carinho,

Neide Teixeira

***********************************************




04/04/2015



Triste Páscoa

Há cerca de 2015 anos atrás, nascia Jesus, o messias, o redentor do mundo. Há 1982 anos, morria crucificado Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Cumprindo assim a profecia e sua missão, alguém puro e único como nunca houve nem haverá, se entregou à morte, e morte de cruz, para salvar o mundo.

Mais importante que o Natal, nascimento de Cristo, é a Páscoa, para os que assim crêem em Jesus (claro). 
É na Páscoa que devemos simbolizar o real sentido do Natal. Não é no nascimento, mas sim na morte, que devemos celebrar nossa redenção. Obvio, ninguém morre se não nasceu antes, mas você entendeu.

E é justamente a Páscoa a data festiva mais usurpada e desconfigurada que temos no calendário cristão. 
Triste.

Destruímos o Natal também, verdade, com a figura do papai noel e tudo mais, mas ainda há presépios, ainda se fala do menino jesus, reis magos, etc. Ainda fingimos que trocamos presentes pois a tradição se iniciara com os presentes ganhos pelo menino Jesus.

E a Páscoa? Salvo a tradição católica (muito bonita por sinal) que ainda mantém atos simbólicos da morte até a ressurreição, de resto é uma confusão em filas de supermercado para comprar ovos de chocolate trazidos pelo coelhinho da páscoa!
Ovo, de chocolate, coelhinho, páscoa!! Ok, você entendeu.
Triste.

Poderia para este texto por aqui, mas vou além. Tem algo ainda mais perturbador e triste na Páscoa. 
É perceber que os cristãos, sobretudo os ditos evangélicos que dominam a mídia e boa parte da massa, se assemelhem muito mais com os fariseus, os escribas, os religiosos, aqueles que mataram o Cristo, do que com o próprio cordeiro morto pelos pecados do mundo.

É de doer na alma assistir a bancada evangélica ganhando espaço no congresso e sendo liderada por gente como Eduardo Cunha, Feliciano, e afins. Ver aplaudirem as presepadas de Bolsonaro e cia.
É ter em gente como Malafaia (argh), a figura de um representante do cristianismo.
Triste.

Esses, se lá estivessem no ano 33, estariam cuspindo, chicoteando, condenando e assistindo com orgasmos múltiplos a crucificação do messias.
Esses que insistem em usar as escrituras como armas para constranger e condenar.
Esses que ignoram quem foi Jesus, que se intitula Deus, que se intitula Amor. Jesus foi o próprio amor encarnado.

Triste ver que esses estariam levando menores infratores à presença de Jesus e ouvindo dele "atire a primeira pedra".
Triste esses buscarem tão somente nas letras verbalizadas o que chamam de verdade, a pautar suas condutas. Ignoram as entrelinhas, ignoram os atos, o jeito e as mensagens que Jesus não disse. 

Jesus escolhe se reunir na casa de plebeu. Jesus escolhe pedir água a uma mulher divorciada e ainda por cima Samaritana. Jesus se deixa tocar e se derrete a uma prostituta e vê nela beleza. Jesus condena religiosos e absolve a adúltera. Jesus transgride leis, como a de nada fazer no sábado. Jesus olha para o ladrão a seu lado na cruz e diz 'ainda hoje estará comigo no paraíso'. Jesus chama as crianças, as abençoa e alerta que quem não for como uma delas, não entrará no reino dos céus...
Jesus ora pedindo perdão ao Pai por seus algozes. 'Eles não sabem o que fazem'.

Triste constatar que pior que subverter um feriado santo para satisfazer a lógica capitalista, é notar nos próprios religiosos as principais características condenadas pelo Cristo.

Perdoe-nos Pai, não sabemos o que estamos fazendo.

(sim eu sei que o calendário não bate com a data real do nascimento de Jesus, mas você entendeu...) 
----------
Ev Melo
Poeta, escritor e produtor do site abaixo, que amo.


Com Carinho,
Neide Teixeira

*******************************




29/03/2015




REFLEXÕES SOBRE MUDANÇAS
Quando eu não mudo, fico “mudo” para as decisões do mundo.
O tempo é o melhor remédio para as mudanças…
Em processo de mudança as decisões devem ser repensadas, adiadas e aguardar o “tempo” certo para decidir.

Mudar é não ter medo de ficar só ás vezes.
Quem se esconde tem MEDO de mudar.
Mudança é o oposto de fixidez.
A fixidez é segurança. A mudança é ficar á berlinda. 

Mudança é verdadeira quando acontece comigo mesmo
Mudança que envolve outros não é mudança é adaptabilidade.
Mudança é processo e não objetivo.
Mudança é encarar as verdades que a vida nos apresenta e tentar entender para viver em paz.
Fugir NÃO é mudança. É fugir.

Mudança acontece no tempo certo. Tudo, tudo mesmo, debaixo do Céu tem seu tempo determinado.
Nenhuma mudança fica fora da vontade de Deus. 
Mudança acontece independe a vontade e ou desejo. Mudança é um processo natural da vida do ser humano, entender isso aquieta vários processos.

A vida é mutação.
Toda fixidez é nociva para o ser humano.

 Paulo Bregantin 
Psicanalista clínico. 
E-mail: paulo.bregantin@superig.com.br

Com carinho.


Neide Teixeira

*******************************



04/03/2015
DO DESÂNIMO PARA A INDIGNAÇÃO QUE GERA AÇÃO! 

Imagem extraída daqui.

               Vivemos permanentemente debaixo de uma avalanche de informações desanimadoras. As notícias diárias provenientes dos jornais e da televisão apontam preferencialmente escândalos e arbitrariedades. Porém, estas denúncias em geral "acabam em pizza" e confirmam nossa suspeita da impunidade que reina neste país. Assim, nos sentimos impotentes diante de tanta injustiça. Quando a indignação supera o nível suportável de tolerância, sentimos o ímpeto de cobrar alguma providência. Mas logo alguém pondera que não surtirá efeito e acrescenta que ainda corremos o risco de passar de acusador a acusado, como tem acontecido com tantas denuncias de abuso sexual onde a vítima é transformada em sedutora conivente.

              O medo de ser perseguido é um dos resquícios da ditadura militar. O abuso do poder por parte de sujeitos fardados continua muitas vezes acobertado pelo corporativismo e o cidadão comum se sente desprotegido diante da morosidade da justiça. Reclamar, exigir o respeito de seus direitos, não faz parte da índole brasileira. Para viver em boa paz e não ter inimigos, o brasileiro se dispõe a agüentar calado as injustiças praticadas debaixo do seu nariz. Ele não percebe que assim ele se torna cúmplice e co-responsável. Existe um tipo de informação que, pelo seu cinismo, acaba gerando alienação e apatia. Doses diárias de violência verbal e visual propiciam uma insensibilização sutil. Programas de televisão sensacionalistas podem até suscitar um prazer sádico e alimentar o lado mais sombrio da personalidade humana. Este voyeurismo perverso macula a dignidade do ser humano. Precisamos reagir contra esta banalização da violência e esta assimilação quotidiana da injustiça que nos envenena. A informação deve ser avaliada com um espírito crítico e deve levar a uma ação responsável em prol do bem comum. Exercer seus direitos e deveres de cidadão não é um luxo opcional para as horas vagas: é uma obrigação de cada indivíduo. A omissão de hoje poderá se reverter em tragédia amanhã. Que sociedade estamos construindo para os nossos filhos? O exercício da cidadania começa dentro de casa, exige coerência, compromisso com o próximo e solidariedade. Uma informação mal digerida provoca náusea, mas gera apenas desânimo. Uma informação passada pelo crivo da crítica pode produzir uma mudança importante: mudança de consciência em primeiro lugar, mudança de perspectiva e mudança de comportamento. Esta informação bem aproveitada pode ser a semente de uma transformação benéfica do indivíduo e posteriormente da sociedade.

              É de vital importância que nosso individualismo exacerbado se transforme em solidariedade. O modelo neoliberal amplifica o processo de exclusão da maioria em benefício de uma minoria insaciável. Os efeitos nocivos só poderão ser corrigidos se conseguirmos sair desta nossa omissão social para nos tornarmos protagonistas de mudanças. Este desejo nos colocará em contato com outras pessoas movidas pela mesma intenção. Se o desânimo é contagioso, o entusiasmo também. Cabe a nós escolher qual destas duas emoções vai reger a nossa vida.
            
                    Ser sal e luz no mundo significa exercitar o Amor, a Esperança e a Fé fundamentados em Cristo. Ser cidadão do Reino de Deus significa promover estes valores a partir do testemunho da nossa própria vida. Em vez de nos deixar paralisar por informações sensacionalistas, vamos selecionar nossas fontes de informação e ser porta-vozes de boas notícias que nos levem a apoiar iniciativas construtivas. Os meios de comunicação são sensíveis à nossa opinião. Elogiando assuntos interessantes e criticando informações distorcidas e programas medíocres, contribuiremos para um direcionamento mais edificante. Como cristãos, devemos nos posicionar diante de assuntos como justiça social, aborto, homossexualismo, política, abuso sexual, corrupção... Porém nossa intervenção será ainda mais eficiente se nossas palavras forem apoiadas em ações concretas que contribuam para reverter o mal e promover a dignidade e a justiça social.


ISABELLE LUDOVICO DA SILVA 
Psicóloga clínica, com especialização em Terapia Familiar Sistêmica,

******************************
É necessário ter bem clara sua identidade para que se tome qualquer posição, assim como SAL sabe quem é e a que veio.

Eu simplesmente amei o texto e você?
Fale comigo a respeito.
Com carinho,
Neide Teixeira

*******************************
08/02/2015



EGO – ISMO.

Ás vezes, confundimos um pouco sobre a que vem a ser o EGO e o que significa o EGO-ismo. Creio que podemos de forma simples descrever um pouco sobre o que é um e o que é outro.
Ego significa o eu de cada um, é o defensor da personalidade, é um termo muito utilizado na psicanálise e na filosofia. A principal função do ego é procurar harmonizar os desejos e a realidade, e posteriormente, entre esses e as exigências; os valores da sociedade.”. Gosto dessa definição de EGO, pois descreve a função dele(EGO) em nossas vidas, ou seja, “procurar harmonizar os desejos e a realidade”.
O desejo e a realidade são características dos seres humanos, sim, todos nós temos desejos que na realidade são vontades que aparecem muitas vezes sem que tenhamos um real entendimento do que são, mas aparecem isso é fato. E, as realidades são os contra pontos dos desejos. Mais ou menos assim: Eu tenho desejo de comprar um carro novo( desejo), mas, não tenho dinheiro para comprar(realidade), logo, vou deixar para depois esse desejo. Na maioria das situações na vida acontecem assim.
O EGO é quem administra os desejos e as realidades de nossas vidas e, tanto um como o outro estão muito mais relacionados com o consciente do que o inconsciente, claro, que o EGO também está até um determinado “espaço” atuando no inconsciente, porém é no consciente onde o EGO mais atua e administra os desejos e as realidades.
De forma normal o EGO faz seu papel de forma simples e fácil, ou seja, os desejos aparecem e, as realidades são demonstradas e aí decidimos o que fazer.
O problema começa quando o “ISMO” ou “CENTRICO” entram em ação. Para falarmos um pouco sobre isso vamos avaliar o que significa o “ISMO”.
“ "ismo", sufixo de origem grega que exprime a ideia de fenômeno linguístico, sistema político, religião, doença, esporte, ideologia etc.” Bem, como lemos, o “ismo” é um sufixo e, que é colocado na sequencia de uma palavra relacionada como: Marx, fica Marxismo, Islã – Islamismo, Cristão – cristianismo. EGO – Egoísmo, e por aí vai.
Bem, quando colocamos esse sufixo na maioria das vezes é porque colocamos a frente de tudo, ou seja, um “ismo” é na realidade o que EU quero antes de tudo.
Falando especificamente  sobre Egoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar e realidades, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo.
Quando não controlamos nosso EGO, podemos correr o risco de nos contaminarmos pelos “ismos” e isso, pode ser muito prejudicial para nossas vidas e para as vidas daqueles que nos rodeiam.

O controle do EGO pode ser feito entendo sobre nossos “desejos” e sobre nossas “realidades”, quando consigo administrar essas duas em minha vida consigo capacitar meu EGO a diminuir o “ismo”. 

Quando não consigo controlar meus “desejos” e minhas “realidades” abro brechas para que o “ismo” invada meu EGO e, ai podem acontecer muitos processos desagradáveis na vida e na vida dos que me rodeiam.

Simples assim,

Paulo Bregantin 
Psicanalista clínico. 
E-mail: paulo.bregantin@superig.com.br


Com carinho,

...



*********************


05/02/2015


Andruchak - desabrochar
Desabrochar - Arte Brasileira por Marcos Andruchak

D E S A B R O C H A R   P A R A   A   V I D A
 Isabelle Ludovico da Silva

              Nunca é tarde para crescer. Permanecer jovem de espírito é manter a disposição de continuar aprendendo ao longo da vida. Com base neste critério, existem jovens velhos e velhos jovens. Depende da postura interior frente aos desafios do dia-a-dia. Desenvolver o próprio potencial requer o desejo de conhecer a si mesmo numa atitude receptiva e acolhedora em vez de crítica e cética. Somos capazes de estimular ou inibir as características que da nossa personalidade. O primeiro passo para sair do casulo consiste em observar nossas atitudes e reações. Nosso corpo conta a história da nossa vida: fala das nossas alegrias e tristezas, sonhos e mágoas. Quando não damos ouvidos a ele, ele se manifesta através da dor ou de sintomas que nos obrigam a cuidar dele. Nossa voz, nosso olhar, nossos movimentos, nossa maneira de apertar a mão ou abraçar, de expressar afeto ou raiva, são formas peculiares de nos comunicar com o mundo externo. Quanto mais conscientes destes aspectos, maior a possibilidade de mudança.

              Para aprimorar nossa identidade, precisamos primeiro aceitar-nos como somos, assumir nossa biografia, entender nossos mecanismos de defesa, respeitar nossa realidade interior. A partir daí podemos questionar nossas escolhas, rever alguns paradigmas que possivelmente nos foram ensinados à nossa revelia e não nos agradam. Força de vontade e desejo de viver são essenciais para superar as barreiras que fomos construindo ao longo da nossa existência. Quando nos sentimos sobrecarregados, desanimados, cerceados pelos outros, tendemos a nos enxergar como vítimas, mas não podemos esquecer que somos nos que aceitamos carregar fardos que não são nossos, nos deixar usar, invadir, desrespeitar, maltratar, manipular e desvalorizar, que extrapolamos os nossos limites. Nesta hora podemos escolher entre a resignação e a mudança, entre a revolta e a busca de uma solução criativa.

              Deixar de escolher é deixar que outros escolham no nosso lugar. Nossas relações são o que fazemos delas. Mesmo quando não podemos mudar nossas circunstâncias, ainda assim somos livres para decidir como lidar com elas. As magoas alimentadas se transformam em monstros. Fugir ou ficar na fossa não leva a lugar nenhum. Em vez de procurar culpados, é melhor canalizar as energias para encontrar soluções para as situações que nos incomodam. O primeiro passo é mais difícil porque quebra padrões de comportamento já estabelecidos. Ser autêntica incomoda, provoca resistências. Mas você pode encontrar pessoas que se identifiquem com você e sirvam de estímulo na sua caminhada. A terapia também é um auxílio precioso. 

              As mulheres acharam que o simples fato de trabalhar fora de casa garantiria sua emancipação, mas elas ganharam apenas uma dupla jornada de trabalho. A liberdade não se conquista só externamente. Ela começa dando-se a permissão de dizer "Sim" ou "Não", ou seja, deixando de atender expectativas dos outros para ser coerente consigo mesmo. Isto significa assumir a responsabilidade por suas escolhas. Como pondera Fiorângela M. Desidério em seu livro "Acorde, Mulher!", às vezes dizer "Não" à ação é dizer "Sim" à pessoa. Se digamos "Sim" quando queremos dizer "Não" estamos desrespeitando a nos mesmos e mentindo para o outro. Nem sempre "Não" significa rejeição, pode expressar carinho, proteção, estímulo, como "Sim", em vez de amor, pode significar fuga, comodismo, hipocrisia. No Brasil, muitas pessoas dizem "Sim" em vez de "Talvez" e "Talvez" em vez de "Não".

              A vida elabora um currículo para cada pessoa. Mas a realidade interna de cada um não depende das circunstâncias, é construção própria. Cada um concede o visto de entrada e saída do seu mundo interior. Viver significa estar presente, prestar atenção em si, nos outros, no mundo, perceber a unicidade de cada um. Voltar para si mesmo é essencial para não se perder nos outros. Ser o seu melhor amigo, transformar a solidão em solitude, curtir-se, gratificar-se, tomar-se nos braços, liberta da dependência dos outros e ajuda a seguir nosso caminho sendo fiéis a nos mesmos e honrando a Deus com os recursos, talentos e dons que ele nos confiou.




Isabelle Ludovico da Silva
Psicóloga clínica, com especialização em Terapia Familiar Sistêmica. 
E-mail: isabelle@ludovicosilva.com.br 



Com carinho,

...

11/01/2015


Psiquê ou Psique (em grego: Ψυχή, Psychē
é uma personagem da mitologia grega, personificação da alma.

Queremos neste espaço falar de alguns assuntos referentes à natureza humana, 
indicar filmes e quem sabe abrir um espaço ou um grupo de discussão de algum tema.

Aguarde temos alguns psicólogos que vão enriquecer a coluna.

Com carinho,

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...